sexta-feira, 11 de janeiro de 2013



A mente, o coração e a língua podem nos derrubar se não forem mantidos sob controle!
Primeira Parte!
Querido leitor através deste pequeno estudo espero te ajudar a tomar mais cuidado com o que pensa, a controlar seus sentimentos e o que fala, pois temos estes três instrumentos em nosso corpo que foram feitos para servirem de instrumentos de adoração, para que pudéssemos honrar ao nosso Pai Celestial, porém muitos esquecem e acabam não os usando da forma mais limpa a qual deveria ser.
A bíblia diz que “ a boca fala do que está cheio o coração” , a língua é um dos órgãos pelos quais o coração exprime o que a mente depositou em seu celeiro: a mente capta mensagens dos cinco sentidos, que são as janelas da nossa alma, e essas mensagens, imagens ou sons, são captadas pela mente e depositadas no coração. O apóstolo Paulo nos exorta a não nos conformarmos com este mundo, mas transformarmos pela renovação de nossa mente em Cristo..
A mente, o coração e a língua funcionam com interdependência, e se não forem dominadas podem se transformar em “ÁREAS DE RISCO”. Esse trio pode tanto abençoar quanto matar, pode abrandar a ira ou incendiar uma floresta, mas a mente doente, especificamente, afeta todo o corpo e contamina tudo à sua volta, renovar a mente em Cristo é uma questão de saúde não só para o espírito, mas para a alma e para o corpo – e a partir daí as três áreas devem ser trabalhadas..(Tg - 1).

A MENTE: Muitas pessoas são aprisionadas pelos próprios pensamentos de derrotas, de inferioridade e frustração. O diabo, sagaz coloca ideias em nossas mentes que em nada condizem com a palavra do Pai. Por isso, nossa mente precisa estar sempre cativa no Pai; precisamos lutar sempre contra aqueles pensamentos que tenta nos destruir dizendo que somos fracassados. E isso somente nós podemos fazer, que ao ler este pequeno estudo o Pai possa alertá-lo que pequenas coisas como pensamentos não procedentes do Pai, conversas que não edificam, podem te levar a perder o controle de sua mente, que possamos de verdade estar a cada momento atentos, entregar a guarda e a proteção ao nosso Pai, como está escrito:
“ DERRUBANDO RACIOCINIOS E TODO BALUARTE QUE SE ERGUE CONTRA O CONHECIMENTO DE DEUS, E LEVANDO A CATIVO TODO PENSAMENTO A OBEDIÊNCIA À CRISTO” (I Cor 10.5).

O CORAÇÃO: ou no caso, as emoções que permeiam o nosso coração. O ser humano é muitas vezes surpreendido por situações diversas, e não há como negar que parte  dessas situações geram sofrimentos. Trabalhar as emoções para que elas não tomem conta de nós é algo que merece constante busca, e deve ser principalmente buscado no Pai.
No Pai temos toda força para suportar as intempéries da vida. Lemos em provérbios 4.23 a seguinte orientação: 
“SOBRE TUDO O QUE SE DEVE GUARDAR, GUARDA O TEU CORAÇÃO.”
 Sabemos que nossas emoções quando não trabalhadas no Pai ela também se torna algo muito destrutivo em nossas caminhadas, pois decisões passam a serem tomadas enganosamente por nossas emoções..
 “ DE TODO O MEU CORAÇÃO TE BUSQUEI; NÃO ME DEIXES DESVIAR DOS TEUS MANDAMENTOS.
“ESCONDI A SUA PALAVRA NO MEU CORAÇÃO, PARA NÃO PECAR CONTRA TI.”       Salmos; 119.10 e 11

A LINGUA: Muitas vezes ouvimos a expressão popular: “UMA LINGUA MAIOR DO QUE A BOCA” Nem sempre somos capazes de vislumbrar a dimensão dos males provocados por esse simples órgão do corpo humano. A nossa língua possui um grande poder; ela pode ser usada para o bem ou para o mal, por isso, Tiago diz em sua carta:
“DA SUA BOCA PODE SAIR BENÇÃO OU MALDIÇÃO”  (Tg 3.10)
Cabe a cada um de nós saber como utilizá-la, já que por meio dela podemos destruir a nossa vida ou de outrem, com mentiras, calúnias, mexericos e palavras irônicas. Todo o cuidado é pouco, que possamos orar como o salmista Davi que disse:
“ Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Sl 141.3)
Sabemos sim que controla nossas palavras não é algo fácil de se fazer mais é algo que tem ser muito bem observado, quando temos em nossa mente a certeza de que somos filhos de um Pai perfeito, sabemos que temos que ser parecidos com Ele, e isso nos faz com que guardemos em nosso coração a verdade em si e vigiemos em tudo que iremos falar seja ao nosso favor ou de nosso próximo, pois nosso irmão Tiago escreve sim e bem claro que manter totalmente o controle não é possível mais devemos buscar o controle a cada dia com orações e santificações, vejamos o que nosso amado irmão diz:
“ PORQUE TODOS TROPEÇAMOS EM MUITAS COISAS. SE ALGUÉM NÃO TROPEÇAR EM PALAVRA, O TAL VARÃO É PERFEITO E PODEROSO PARA TAMBÉM REFREAR TODO O CORPO”   (Tg 3; 1 ao 3)
Que possamos através deste pequeno estudo observar com mais atenção estas famosas janelas de nossas almas..

Que o Pai te abençoe!
                                       Pr Carlos Faber / Comunidade Ev.Projeto Águia-Macaé/RJ 

Um comentário:

  1. Sim. Somos dependentes de Deus a todo o momento, por isso temos que sempre vigiar nas palavras e no modo de pensar, pois o inimigo não esta para brincadeira. Com este estudo, que possamos ser mais carentes do Pai, para que ele possa ver nossa humildade e através do mesmo ajudar-nos momentos mais difíceis.

    ResponderExcluir